Quem Atua Conheça a Clínica Fale com a Gente O que Oferecemos Tratamentos para Eles Home Image Map

Papo com quem entende!



Acho que todas concordamos que, com o passar dos anos, nossa beleza mais bonita vai brotando de dentro pra fora, ela está nas atitudes, na gentileza, no amor pela vida e pelos outros, na auto-estima, no bom papo, no brilho nos olhos, no equilíbrio e em todas as outras delícias com as quais a maturidade nos presenteia. Como bem colocou a Carla Bruni em entrevista à revista Veja“Depois dos 35 o que ilumina a pele é se ela é amada ou não, se ela ama ou não, se ela é educada ou não, se ela sabe falar ou não. Depois dos 35 anos, a beleza vem do caráter. Do jeito como os problemas são enfrentados, da alegria de acordar e da leveza ao dormir (…). Depois dos 35 anos, só a felicidade rejuvenesce.” 

Isso não quer dizer que a gente deva largar a mão da superfície, não é? Fazer o que estiver ao nosso alcance (sem exageros e sem gastar todas nossas economias) para garantirmos nosso bem-estar, mantermos a saúde da pele e do corpo e nos sentirmos bonitas até o último dia. Cuidamos de tantas coisas e de tantas pessoas o tempo inteiro – cuidar é o verbo mais conjugado na minha vida! – por que seria diferente com a gente mesmo?!
Muito bem, fui atrás de uma bate-papo (ainda que virtual!) com uma dermatologista, mas queria alguém que, além de ser reconhecidamente boa no que faz, estivesse próxima dos 40 e sensibilizada, como nós, com a fase que atravessamos, então me lembrei da Marjorie, contemporânea do colégio, cuja pele é seu melhor cartão de visitas! Enviei algumas perguntas para ela que deveriam servir como um roteiro para um bate-papo bem informal. Abaixo segue a transcrição das respostas da Dra. Marjorie Melo (a quem, desde já, agradeço muitíssimo pela colaboração com o blog e a disposição em dividir o que sabe!):

Nossa pele, aos 40

A pele é constituída por 3 camadas, a epiderme, derme e hipoderme. A derme é constituída por um tecido conjuntivo que contém fibras elásticas e colágenas que dão elasticidade e firmeza a pele. Com o envelhecimento, essas fibras alteram-se e começam a se degenerar, mudando seu aspecto, evidenciado pelas rugas. Aos 30 anos, a pele mostra os primeiros sinais de envelhecimento. Ocorre uma diminuição dos mecanismos de defesa da pele, o que deixa que os radicais livres atuem mais. A renovação celular se torna cerca de 20 vezes mais lenta, deixando a pele menos viçosa. As glândulas sebáceas alteram-se, produzindo menos sebo, o que termina por desidratar as células cutâneas e as células pigmentares provocam mudanças na cor da pele, fazendo surgir pintas e manchas. Aos 40 anos, a espessura da pele é menor ainda. A pele está mais desidratada , o tônus muscular já dá sinais de cansaço, gerando flacidez facial. Além das alterações fisiológicas da pele, existe o envelhecimento extrínseco. Aquele decorrente do efeito da radiação ultra-violeta do sol sobre a pele durante toda a vida. O sol é o principal responsável pelo envelhecimento cutâneo. A proteção solar deve ser iniciada na infância, responsabilidade dos pais.

Cuidados mínimos

O ideal é limpar, hidratar e proteger a pele do sol pela manhã. Nesse ritual diário, a limpeza tem o papel de remover as células mortas, maquiagem, excesso de gordura e sujeira, e com isso, facilitar a penetração dos princípios ativos dos cremes que virão na seqüência. O hidratante é importante porque quando a pele está desidratada, ela não funciona de forma adequada. Ao hidratá-la, ajudamos a recuperar a umidade da pele e manter sua função. É importante ressaltar, que a escolha dos produtos usados para a limpeza, vai depender do tipo de pele. Assim se a pele é normal ou seca, devemos optar por um sabonete neutro suave e tônico sem álcool, diferente da pele oleosa. O esfoliante deve ser usado em uma ou no máximo duas vezes por semana por todas as peles, em todas as idades. Para retardar o processo natural de envelhecimento, antes mesmo de recorrer tratamentos estéticos e cirurgias, o melhor a fazer é associar o bem-estar físico ao bem-estar mental, isto é, ter uma boa alimentação, fazer dieta, fazer atividade física, não fumar, ingerir muita água e sempre que possível relaxar. Nunca é tarde para começar!!!

Toxina Botulinica e outros tratamentos…

Aos 40 anos, já é possível investir em alguns tratamentos estéticos como aparelhos a laser para estimular colágeno (entre eles a radiofreqüência e o laser infra-vermelho), a luz pulsada para clareamento da pele e fechamento dos poros e os peelings. O preenchimento e a toxina botulínica em muitos casos já tem boa indicação também. Aos 40 anos, a mulher já começa a apresentar rugas finas ao redor dos olhos e na testa. O objetivo da toxina botulínica é deixar o rosto mais natural, sem prejudicar sua expressividade, reduzir os movimentos faciais e não eliminá-los. O preenchimento a base de ácido hialurônico é indicado para a reposição de volume, principalmente na região do sulco nasogeniano. O ácido hialurônico é uma substância produzida naturalmente pelo organismo e que está presente na pele. Sua função é reter água, conferindo hidratação e volume.
Eu sou super a favor da toxina botulinica, preenchimento e tratamentos a laser para estímulo de colágeno e clareamento da pele, desde que com uma boa indicação para dar um ar descansado e não exagerado ao rosto. Hoje existe no mercado várias marcas de aparelhos, é difícil dizer qual é bom, qual não é, cada médico tem a sua experiência com determinado aparelho. Como eu disse, a radiofrequência e o laser infravermelho para estímulo de colágeno, são tecnologias com vários estudos científicos e que dão resultado. Infelizmente, esses aparelhos ainda são muito caros, tanto para o médico como para o paciente, o que resulta num procedimento caro. É importante explicar muito bem para o paciente o que esperar de resultado, não é uma cirurgia plástica, o resultado é sutil, uma maior firmeza a pele. Por isso, é interessante fazer em mulheres mais jovens, ao redor dos 30-40 anos, quando o grau de flacidez é menor e podemos observar um melhor resultado.

O ritual da doutora

Na minha rotina diária da pele eu associo produtos manipulados, que adoro, e, industrializados. Pela manhã um sabonete, uma loção adstringente, a vitamina C e o creme dos olhos, antes do protetor. À noite eu alterno a aplicação de ácidos e cremes com princípios ativos clareadores e hidratantes.
linha5 Papo com que entende!
E é isso, minhas queridas. Nada de exageros, nada de escravidão. Levanto a bandeira da naturalidade, da saúde e do cuidado amoroso com nosso ser – corpo, mente, intelecto e espírito.
Marjorie Melo é membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e está inscrita sob o CRM 94733.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...