Quem Atua Conheça a Clínica Fale com a Gente O que Oferecemos Tratamentos para Eles Home Image Map

Cuidados com o rosto e o corpo na gestação



A gravidez é um tempo de transformações psicológicas, hormonais e estéticas. Torna-se necessário manter os cuidados com o corpo e rosto e adequá-los a esta fase, com a ajuda de um dermatologista, mas sempre com acompanhamento e aprovação do ginecologista. Entre outros cuidados, como alimentação adequada e atividades físicas, os tratamentos estéticos podem fazer diferença. As dermatologistas, membros da Sociedade Brasileira de Dermatologia, Dra. Marcella Delcourt e Dra. Marjorie Melo informam às mamães sobre como se sentir ainda mais bela com os tratamentos corretos, sem riscos à saúde da mamãe e bebê:

Cuidados com o rosto

Qual o tratamento estético facial mais indicado para a gestante? Quais os ativos mais indicados para o rosto?

O peeling de cristais ou de diamante é muito indicado nesta fase, pois faz a remoção de células mortas e estimula o colágeno, além de deixar a pele mais receptiva para a ação dos cremes com ativos hidratantes e clareadores suaves.

A aplicação de toxina botulínica e ácido hialurônico estão liberados durante a gestação? Por quê?

Não aconselhamos a aplicação da toxina botulínica durante a gestação e durante a amamentação, pois é uma substância estranha ao organismo e não há trabalhos científicos que comprovem que realmente não ocasionam riscos ao bebê. Também não costumamos aconselhar os preenchimentos neste mesmo período, pois é uma fase na qual a anatomia da mulher está comprometida pelas alterações hormonais, com certo grau de edema (inchaço) facial, que pode comprometer o resultado.

Há algum tratamento estético ou cosmético para evitar o aparecimento de manchas no rosto durante a gestação?

O melasma ocasionado pela gravidez pode ser evitado, ou amenizado, com o uso de bloqueadores solares, desde o início da gravidez, com alto fator de proteção UVB/UVA (proteção química) e o uso de base (proteção física) após. Sempre indicamos o uso diário de cremes despigmentantes específicos para gestantes, sem hidroquinona ou ácido retinoico na fórmula. Uma vez que a mancha apareceu, o tratamento envolve a inibição da síntese de melanina. Na gravidez, apenas algumas medicações são liberadas como, por exemplo, o ácido azeláico e o glicólico. Após a gestação, a gama de tratamentos aumenta. Converse com seu dermatologista.

Quais os cosméticos mais indicados para a hidratação corporal? Quais tipos de ativos eles devem conter?

A gestante deve ter em seu arsenal de beleza corporal os seguintes cosméticos: um sabonete para banho à base de glicerina, um óleo de banho à base de óleo de amêndoas, óleo de rosa mosqueta e vitamina E, um bom hidratante glicerinado com ureia e ativos umectantes e um creme para sustentação e hidratação do busto.

Para evitar o aparecimento de estrias, quais os cuidados diários com a pele? O óleo ajuda ou é um mito?

Para evitar as temidas estrias, o cuidado principal é a hidratação intensa da pele, que se inicia com a ingestão adequada de líquidos. No banho, é indicado o uso de um sabonete glicerinado e a aplicação de um óleo de banho concentrado, antes do último enxague. O hidratante corporal deve ser aplicado duas vezes ao dia, principalmente nas regiões do abdômen, lombar, nádegas, quadris, coxas e seios, sem passar na região dos mamilos.

A partir de qual mês está liberada a drenagem linfática?

A partir do segundo trimestre. A drenagem linfática é uma massagem suave, que ajuda a reduzir a retenção de líquido e diminuir os inchaços comuns da gravidez, além de prevenir e tratar as complicações decorrentes da gestação, auxiliando no alívio de problemas circulatórios e musculares, assim como de outros problemas relacionados a alterações hormonais, como enxaqueca, insônia, constipação e fadiga, além de proporcionar relaxamento.

Tratamentos com laser são permitidos na gestação?

Após o primeiro trimestre, o tratamento com laser no rosto, braços e pernas é permitido. Mas cada ginecologista tem uma opinião. Alguns são mais conservadores e isso deve ser respeitado pela paciente. Então, antes de iniciar algum procedimento como esse, a gestante deve consultar seu ginecologista, que, juntamente com o dermatologista, irá orientá-la sobre o melhor tratamento.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...