Hidratação é tudo


A dermatologista Marcella Delcourt fala sobre os cuidados básicos com a pele e os cabelos antes, durante e depois da exposição ao sol, ou mesmo sem tomar sol, mas o que é essencial fazer durante este período tão quente.


Segundo a Dra. Marcella, a principal dica de beleza é a hidratação, tanto interna (tomar muitos líquidos para repor o que o corpo perdeu com a transpiração) quanto externa (com o uso de produtos).

Devido à maior exposição solar, também é importante um ritual diário de beleza, que pode começar com sucos de frutas (que são cheios de vitaminas e propriedades antioxidantes) para minimizar os efeitos dos raios UV (ultravioleta) e usar um bom filtro solar; dê preferência aos que têm consistência mais fluida, para que a pele não fique com aspecto oleoso.

O filtro deve ser usado diariamente e reaplicado se você estiver em contato direto com o sol, seja nadando, andando…

Na hora do banho, o melhor são os sabonetes hidratantes, em barra ou líquidos, e hidratantes corporais.

E, nos cabelos, devem ser feitas hidratações semanais (com cremes para hidratação intensa). Se puder, deixe o secador de lado; caso contrário, use sempre um produto para pentear com proteção térmica que protege os fios do calor.

 Se você for para a praia ou para a piscina, algumas dicas:
 – beba bastante água ou suco de frutas, mas cuidado com as frutas cítricas: elas podem queimar e manchar a pele;
– aplique um protetor solar com alto fator UVA/UVB pelo menos 20 minutos antes de se expor ao sol e reaplique periodicamente;
– use sempre chapéu ou boné e, se possível, aqueles que já têm filtro UV no tecido;
– aplique um creme nos cabelos para não agredir a estrutura dos fios;
– enxágue o corpo e os cabelos com água doce sempre que possível depois de cada entrada no mar e na piscina.

A Dra. Marcella também esclarece o que pode acontecer se não tomarmos esses cuidados: no verão, com o calor e a maior exposição solar, a transpiração aumenta e a pele tende a ressecar. A pele desidratada perde suas propriedades naturais e fica opaca, áspera, sem elasticidade, com tendência a descascar e sujeita a alergias e infecções. Por isso, é muito importante a hidratação da pele e dos cabelos para evitar seu ressecamento e manter a saúde e a beleza em dia, sem deixar de aproveitar estes dias tão gostosos.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...