Quem Atua Conheça a Clínica Fale com a Gente O que Oferecemos Tratamentos para Eles Home Image Map

Pele da mão é mais vulnerável ao envelhecimento, diz dermatologista




São Paulo - Elas lavam, passam, cozinham e ficam mais tempo expostas ao sol - logo, mais vulneráveis ao fotoenvelhecimento e às agressões do cotidiano, como por exemplo o manejo de detergentes e a utilização frequente de água. Tudo isso afeta o estado da pele e a aparência das mãos: não por acaso elas são acusadas de entregar a idade mesmo em gente "conservadinha". Com menos fibras de colágeno, as dermatologistas Marjorie Melo e Patrícia Rittes recomendam cuidados redobrados com a mãos e dão dicas para mantê-las saudáveis.


Segundo as especialistas, os primeiros sinais ou manchas costumam aparecer nas mãos. O rosto e o corpo até que enganam, já que recebem atenção maior e são alvos constantes de produtos rejuvenescedores. No entanto, nas mãos, a derme tem menos espessura, com menor quantidade de colágeno se comparado com outras partes do corpo. Por isso, é importante o hábito de lavar as mãos e passar protetor solar, da mesma forma que é feito no rosto. À noite, não se esqueça de passar um hidratante. 

As manchas decorrentes do acúmulo de sol são tratadas hoje com os lasers e luzes pulsadas, que não ferem e nem fazem casquinha ou feridas. Para prevenir o envelhecimento, especialistas recomendam estimular a produção de colágeno com o uso de ácidos e aparelhos como a luz pulsada. Quanto aos peelings, tome cuidado para não escolher um tipo que seja muito agressivo para a mão porque o processo de cicatrização é pior do que no rosto. 

Para suavizar os sulcos que aparecem com a idade, os preenchimentos temporários, como o Macrolane (ácido hialurônico), levantam a pele e a homogeneízam, dando jovialidade às mãos. Duram dois anos e depois podem ser recolocados. As pessoas que transpiram muito têm um risco maior de desenvolver patologias como a disidrose, que corresponde à formação de vesículas na palma das mãos e dos pés de caráter recidivante e que, muitas vezes, são associadas a infecções fúngicas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...