Quem Atua Conheça a Clínica Fale com a Gente O que Oferecemos Tratamentos para Eles Home Image Map

Ostras e saquê viram ingredientes da gourmeterapia estética




O uso de alimentos em cosméticos é um conhecido aliado das mulheres. Mas o universo da beleza foi além e associou esses produtos aos procedimentos estéticos e de relaxamento, a chamada gourmeterapia ou que vem ganhando espaço nos últimos anos, principalmente na Europa.

Atualmente o mamão, o vinho, o chocolate, o café, o morango e até o saquê e as ostras viraram matérias-primas de produtos e tratamentos sensoriais que têm diversos toques, temperaturas, cores e essências para embelezar com sensação de bem-estar. Dê olho nessas maravilhas naturais, as clínicas de estética lançam banhos (ofurôs) e tratamentos de beleza, como esfoliação, hidratação, peelings e máscaras faciais à base de ingredientes comestíveis.

"Alguns princípios ativos contidos nos alimentos têm se mostrado importantes no rejuvenescimento da pele, na desintoxicação do corpo e até mesmo na quebra de gordura", diz a dermatologista Marcella Delcourt, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, de São Paulo. Para ela, além dos nutrientes que esses alimentos contêm, vale destacar os fatores sensoriais, como as sementes de apricot (damasco) para esfoliação, e psicológicos, como os aromas para gerar sensação de bem-estar.

Ingredientes inusitados

Entre os ingredientes usados, há alguns inimagináveis. Você já pensou em mergulhar numa banheira de saquê? Pois já existe banho de ofurô com a bebida, como o que oferece o Kan Beni Spa, de São Paulo. Segundo a clínica, o saquê contém propriedades antioxidantes, auxilia no combate dos radicais livres que envelhecem a pele e age no combate ao estresse. O banho - indicado para homens e mulheres - promete amaciar, iluminar e revigorar os tecidos. É recomendado após esfoliação corporal para melhor absorção das propriedades. Depois do banho, recomenda-se ainda drenagem linfática ou massagem para redução de medidas.

Muitos spas também oferecem o ofurô de leite, chamado também de "banho Cleópatra". Esse procedimento usa o leite de cabra com óleos essenciais (como manjerona e lavanda). O objetivo é para hidratar a pele e diminuir a ansiedade e o estresse. Geralmente o banho é seguido de massagem. Já o Kan Beni Spa tem outra versão do banho de leite, o Ofurô Luxúria, mais indicado para mulheres. O leite de cabra em pó e a água de rosas são os principais ingredientes utilizados nesta imersão, recomendada para tratar aspectos emocionais, dissipar mágoas e elevar os pensamentos. Promete também elevar a autoestima, tratar a TPM e rejuvenescer a pele. O óleo essencial de ylang-ylang, além de afrodisíaco, atua no chakra sexual para equilibrar estados de ansiedade.

Quem não gosta de ostras vai torcer o nariz. Mas só no primeiro momento, porque o peeling de ostras (ou Peeling D¿Mer), oferecido pelo Spa Toninha Nunes, de São Paulo, utiliza um cosmético industrializado e importado, que não lembra em nada o cheiro do molusco. A proprietária Toninha Nunes explica que o produto, que contém pó de ostras e algas calcárias, é aplicado diretamente na pele em cinco sessões de 50 minutos cada, uma vez por semana.

"Juntou-se a ação descamativa do pó de ostras ao poder de rejuvenescimento das algas", diz. Por isso o tratamento é indicado para rejuvenescimento, já que ativa a produção de colágeno, cujos resultados são clareamento de manchas, afinamento da textura da pele e melhora das linhas de expressão.

Benefícios sentidos na pele

Abaixo, conheça as propriedades de ingredientes comuns nos tratamentos estéticos, como banhos, hidratação, esfoliação, massagens e máscaras, e veja do que você está precisando:

Chocolate

O chocolate, principalmente o amargo, feito do cacau puro e sem a adição das gorduras do leite, contém alto teor de flavonoides (antioxidantes que previnem o envelhecimento). O aroma do chocolate também tem efeito antiestresse, trazendo sensação de bem-estar devido ao aumento no nível de serotonina (neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar).

Uva/vinho

A uva - e, portanto, o vinho -, é rico em polifenóis e resveratrol, uma substância que age no metabolismo do açúcar diminuindo seus malefícios e aumentando a energia celular, sendo um poderoso aliado no combate ao envelhecimento.

Mel

Muito utilizado em máscaras faciais, promove a maciez e a nutrição da pele, além de ter um odor agradável.

Frutas

As frutas são tonificantes e hidratantes naturais, muito ricas em nutrientes e vitaminas A e C, que combatem a ação dos radicais livres, evitando o envelhecimento precoce. Atualmente, vários ativos de produtos para a pele são derivados de frutas. Conheça suas propriedades:

Abacate: rico em óleos naturais, vitaminas A, B e E, ferro, cálcio e fósforo, é excelente para a pele seca e áspera.


Pêssego: conhecida por sua textura, essa fruta é comparada às peles mais sedosas e contém vitamina A, C e potássio, sendo recomendada para peles cansadas e que perderam o viço.

Maçã: excelente fonte de vitamina A e C, além de diversos sais minerais como cálcio, fósforo e ferro que ajudam na luta contra o estresse físico e emocional. É indicada para reequilibrar a hidratação da pele e renovar as células dos efeitos nocivos do sol.

Abacaxi: uma das frutas de maior poder antioxidante, rica em vitamina C e que promove verdadeiros milagres contra rugas e marcas de expressão.

Morango: ação desintoxicante profunda da pele, antirradicais livres, estimula a circulação sanguínea, deixa a pele mais clara, mais macia e viçosa. Contém sais minerais e vitaminas com ação hidratante.

Chá verde

Rico em polifenóis, o chá verde tem também propriedades antissépticas e adstringentes, sendo indicado em produtos para a limpeza da pele, antiolheiras, antiacne e age como um protetor celular aos danos da luz solar (principalmente se associado às vitaminas C e E).

Café

Os grãos de café, quando colhidos ainda verdes, têm excelentes propriedades antioxidantes, hidratantes (ácidos linolênico, oléico e palmítico,) e antienvelhecimento (ômega 6). Possui ainda a cafeína, que age na celulite e na inibição e quebra da gordura localizada, e flavonoides que ajudam a impermeabilizar a membrana da pele contra os raios ultravioleta (UV) e também auxiliam no tratamento de lesões causadas por exposição excessiva ao sol por causa do seu efeito anti-inflamatório.

Gengibre e especiarias

Com efeito estimulante, devolvem a luminosidade e o viço da pele, além de estimular o colágeno. Usados em sabonetes e produtos corporais para ajudar o despertar.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...