Quem Atua Conheça a Clínica Fale com a Gente O que Oferecemos Tratamentos para Eles Home Image Map

Você sabe qual o xampu ideal para o seu cabelo?


Não sei vocês, mas eu perco um tempão na frente da prateleira de xampus e condicionadores dos supermercados e drogarias. Sempre considerei meu cabelo normal, mas eu me acostumei a lavá-lo todos os dias. Se eu pulo um dia, acho que ele fica um pouco oleoso na raiz. 


Além disso, uso tonalizante para esconder os branquinhos. Nunca sei se levo um para cabelos mistos, para cabelos tingidos (tonalizante é tingimento?), para cabelos ressecados, um para dar mais brilho ou para hidratar. Não é fácil, não! 

Era muito mais tranquilo quando tínhamos apenas três opções: para cabelos normais, secos e oleosos. Assim como os condicionadores. Ponto. Facilitava a nossa vida. Agora existem xampus para cabelos crespos, cabelos lisos, loiros, escuros, com química, com pintura, para dar brilho, para hidratar os fios ressecados... Mas o que fazer quando juntamos em nossas cabeças fios com várias dessas características? 

Segundo a dermatologista Marcella Delcourt, a primeira coisa a considerar é, justamente, se o cabelo é seco, normal ou oleoso. “Se forem secos, o ideal é que os produtos contenham ativos mais hidratantes, como a manteiga de karité. Os oleosos precisam de xampus com adstringente”. 

A partir daí, é prestar atenção às outras características dos fios. Ela dá um exemplo: “uma pessoa com cabelos crespos e tingidos precisam usar xampus específicos para cabelos quimicamente tratados e condicionador com hidratante”. 

Os xampus devem ser mais específicos para o tipo de cabelo, mas os condicionadores, ou leave-in, devem abusar dos princípios ativos para hidratar os fios. Outra dica da dermatologista, e talvez a mais importante, é variar os produtos. “Uma pessoa que possui cabelos tingidos, ressecados, loiros e crespos, deve usar xampus para todas essas características em dias alternados. E condicionador que hidrate os fios”. 

Ela aconselha a usar xampus sem sal, pois são menos agressivos, não irritam o couro cabeludo e não deixam os fios com aparência opaca, como pode acontecer com outros tipos de xampu. 

Outra dica é usar, uma vez por semana, os xampus antirresíduos, que fazem uma limpeza profunda nos fios, retirando qualquer “sobra” de produtos acumulados. A única restrição é para quem fez escova progressiva. Nesses casos, o uso é desaconselhável, pois pode deixar os cabelos muito ressecados. 

E nunca se esquecer de fazer uma hidratação de tempos em tempos. Em casa mesmo. Basta usar aquelas ampolas específicas para tratar os fios uma vez por mês. Ou os cremes próprios para essa finalidade. Depois me contem como foi a nova compra. 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...